Projeto Cordas do Paraná

PROJETO MÚSICA PARA TODOS TUNAS E PINHAIS

O Projeto Cordas do Paraná teve início em 2011 com o objetivo de realizar a formação de crianças e adolescentes carentes junto como músicos instrumentais, e logo foi criado a Orquestra de Câmara Infanto-Juvenil do Município de Tunas do Paraná, e em 2012 o programa foi ampliado para o município de Pinhais com os mesmos objetivos.

Em 2014 os dois programas foram unificados para um único projeto entre os dois municípios.

A mídia especializada considera o projeto sociocultural o mais importante do estado do Paraná.

Atende a centenas de crianças e adolescentes que à partir das aulas com professores altamente qualificados passaram a vislumbrar o futuro promissor através da música, contamos com 8 renomados professores instrumentistas e dois professores de Teoria. Parte dos alunos recebem uma bolsa incentivo de R$ 300,00 e R$ 500,00.

O Projeto possui duas orquestras que são referência junto a comunidade e tem ocupado destaque no meio artístico cultural.

As duas orquestras do Projeto vem realizando diversas apresentações pelo estado e com destaque os shows ao lado de renomados artistas, entre eles, Fagner, Ivan Lins, Daniel, Elba Ramalho, Alceu Valença e Zeca Baleiro.

No campo social o projeto tem atuado como uma importante ferramenta de transformação social, possibilitando indiretamente o avanço significativo em índices sociais junto à comunidade.